Minha lista de blogs

  • Fatal 6 - RPG Fatal 6: *roguelike* e *soulslike* em uma única carta. Empunha a Lâmina Sofrida, tome sua dor (*d*, os dados) e use Cristais Sujos numa trilha impla...
    Há 4 meses
  • RPG Pará de casa nova - É com orgulho que informamos que o RPG Pará cresceu, e agora da condição de simples blog, evolui para um portal bonitão e cheio de novidades. A partir de...
    Há 13 anos
  • - 10 dicas para melhorar o desempenho do seu computador!Dica 1: *Mantenha-se atualizado!* Procure sempre atualizações importantes para o Windows pelo Micros...
    Há 15 anos

Perssonagens

Eu

Minha foto
Rondonzão, Pará, Brazil
Sou um tecnico de informática que gosta de compartilha um pouco do que sabe sobre informática. Tenho 20 anos e gosto muito de viver a vida. Curto varios estilos de músicas, filmes e games.

Informática apurada.

Informática apurada.
RSS


10 dicas para melhorar o desempenho do seu computador!

Dica 1: Mantenha-se atualizado! Procure sempre atualizações importantes para o Windows pelo Microsoft Windows Update. Ele pode ser encontrado no "Menu iniciar > Windows Update". É muito importante manter o Windows atualizado para fechar brechas de segurança, assim como de vez enquando a Microsoft lança alguma atualizaçãozinha para melhorar o desempenho do Windows.

Você precisa ter instalado um sistema operacional Windows original para poder acessar o site do Microsoft Windows Update.

Dica 2: Você realmente precisa de tantos enfeites no sistema? Muitas pessoas não sabem muito ao certo o por quê de sua máquina estar lenta, mas muitas vezes as configurações padrões do Windows para a aparência do computador nem sempre é a certa, e a que melhor se enquadra com o nosso perfil. Mas vamos mudar isso!

Procure pelo ícone de "Meu computador", geralmente ele está na área de trabalho ou no menu iniciar (não clássico), dê botão direito nele, selecione "propriedades", selecione a aba "avançado" > "desempenho" > "configurações". Selecione a caixa "personalizar" e descelecione algumas caixinhas:

Nesta janelinha que se abrir, procure selecionar apenas as opções:

- "Usar tarefas comuns em pastas" (Sabe aquele menu que aparece em "Minhas músicas" ou em "Minhas imagens" como "Reproduzir todas" ou "Mostrar apresentação de Slides", assim como opções simples como mover arquivos? Então, é aquela barrinha lateral esquerda mesmo ^^)

- "Usar sombras subjacentes para rótulo de ícones da área de trabalho" (É a transparência dos ícones da área de trabalho, se desmarcarmos, vai aparecer uma cor cinza atrás do nome)

- "Usar fontes de tela com cantos arredondados" (Não é nem questão de performance, ela até mesmo deixa o Windows um pouquinho mais lento em máquinas antigas, mas sim pela nossa visão).

- "Usar estilo visual em janelas e botões" (É a aparência do Windows XP. Apenas se quiser retira-lá, seu computador vai parecer o Windows 98!)

Estas são as opções que estão marcadas aqui. As outras fazem muito pouca (ou nem fazem) diferença no nosso dia-a-dia, e pode ter certeza que tú não irá sentir falta delas!)

Dica 3: Limpe um pouquinho a casa. Nosso computador é igual a nossa casa: Experimente ficar sem lavar a louça por um mês, ou de varrer seu quarto por uma semana, para ver o quanto ele vai ficar sujo. Nosso computador é a mesma coisa: Nós temos de limpá-lo, mas diferente de nossa casa, essa limpeza não precisa ser todo o dia, uma vez por semana estaria de bom tamanho! Nosso computador, se ficamos muito tempo sem passar o utilitário de limpeza de disco fica imundo, e lento também. Mas como eu "limpo" meu computador?

Abra o Menu iniciar > (todos os) Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de disco. Ele vai começar a procurar por coisas que não são mais úteis no nosso computador sozinho, e depois vai nos mostrar uma listinha do que podemos deletar.

NOTA: Se você tiver duas ou mais unidades de disco no computador, ele perguntará qual das duas você deseja executar a limpeza de disco, mas você pode executar primeiro em uma e depois na outra ^^

Pode selecionar todas as caixinhas, sem medo. Ele apenas verifica por arquivos que nós já usamos, e que não são mais úteis para gente. Mas procure se informar com seu pai se ele tem o CD de instalação do Microsoft Office (Onde vem o Word, PowerPoint, etc. e tal) em mãos antes de mandar deletar seus arquivos de instalação (não se preocupe se você marcar esta opção, seu Word continuará funcionando, tudo bem?), e se não há nenhum arquivo que você queira recuperar antes de mandar apagar a lixeira!

Dica 4: Remova programas que você não usa: Muitos programas que estão instalados na nossa máquina nós nem usamos, ou nem sabiamos que eles existiam ali! Muitos desses programas desnecessários continuam rodando em background (nos fundos, escondidinhos), roubando um pouquinho da atenção do nosso computador, e consequentemente deixando nosso computador mais lento: Muitos deles são verdadeiros pesos que carregamos, nos quais nós não precisávamos carregar! Se você gostaria de saber quais são os programas instalados, e avaliar entre custo e benefício se vale a pena mantê-lo instalado, faça o seguinte:

Abra o Menu iniciar > (Configurações) > Painel de controle. No painel de controle, procure na lista "Adicionar ou Remover programas", dê dois cliques e espere ele abrir tudo ^^ Na lista, procure pensar entre custo e benefício ao analizar cada programinha, e veja se eles realmente são importantes, e clique em "Desinstalar" se estiver certo de sua escolha.

NOTA: Não é possível reverter a desinstalação de um programa, apenas reinstalando-o de novo, por isso, pense muito bem antes de desinstalar um programa. Procure se sentar ao lado de seu irmão ou irmã caso use um computador compartilhado, e façam vocês dois a escolha dos programas que não servem mais, para evitar "Cadê o meu Photoshop? ‘Seu nome‘, eu mato você!"

Dica 5: Remova programas que iniciam com o sistema: Quanto menos programas você deixa para iniciar com o computador, mais ele terá um tempinho a mais para cuidar do que realmente interessa, e do que você realmente usa ^^ Para removermos um programinha da inicalização, podemos usar o "msconfig", mas como eu quero fazer um tutorial que seja simples para todos, recomendo usar um programinha que além de mostrar os programinhas que iniciam com o Windows, ele mostra um ícone do mesmo ao lado do nome, sendo de fácil entendimento sobre o que é melhor ou não retirarmos do Windows.

Recomendo o uso do WinPatrol para remover programas que iniciam com o computador que não precisavam iniciar com ele! (Procure rolar um pouquinho a página deles e verá um link para download do programa em Português-Brasil).

Baixe e instale-o. Eu não vou ensinar a instalá-lo por ser muito simples de se fazer isso ^^ Ele demora um pouquinho para abrir, mas se ele demorar demais, entre no Menu iniciar > (todos os) programas > WinPatrol > "WinPatrol" (não o "explorer").

Selecione a aba "Programas de inicialização", e procure desativar os programas que não usa quando liga o computador, ou nunca o usou mesmo! (Se nunca o usou, procure desinstalá-lo, seguindo a dica anterior). Ele é um programinha bem amigável, e mostra o ícone dos programas para memorização deles ^^Procure desativar por que se você "deletar" o programa da inicialização, não poderá voltar atrás pelo programa do WinPatrol nem pelo msconfig, caso você se arrependa não poderá voltar atrás se deletar o programinha.

Mas ele também é um programa muito avançado, eu pretendo ainda me aprofundar sobre ele nas dicas que vou dar! NÃO marque a caixinha "Mostrar locais de inicialização secretos (Modo avançado)", mesmo se for um "Power User", eu pretendo ver com vocês sobre como desativar os programinhas que aparecem em "Modo avançado" também, mas apenas mais tarde! Ah! Recomendo tirar o "cãozinho" [WinPatrol] da inicialização, ele é apenas interessante se você é obssecado e respira por segurança, por que ele anota todas as modificações que forem feitas importantes no sistema, e fica monitorando quando um programa entra para a lista de inicialização para "latir" e nós tomarmos alguma providência, como aceitarmos ou não tal programa na lista de inicialização. ^^

Dica 6: Não mantenha muitos ícones na área de trabalho: Esta dica me lembra muito do Windows 95, quando meu pai me dizia: "Não mantenha muitos joguinhos na área de trabalho filhote, a máquina vai ficar lerda pro papai mecher depois, e você vai levar!", no começo ele falava calmamente, depois gritava. Mas ele estava certo: Quanto mais ícones na área de trabalho, mais tempo a sua placa de vídeo gastará para "mostrar" os ícones para ti. Mas esta dica é simples: Mantenha apenas o que realmente utiliza com frequência na área de trabalho. Eu mantenho apenas meus rascunhos, a pasta com os assuntos do meu blog, minhas músicas, a PopRock (minha rádio favorita *–*’) e só. Ah! E aquela pasta drivers é temporária, eu botei ali para não me esquecer de passá-los para o CD, mas estou com uma preguiça danada mesmo U-U Mas mantenha apenas os programas ou pastas interessantes na área de trabalho, e se for necessário, crie uma pasta na mesma e arraste alguns programinhas para ela. Mas é uma dica pequena, mas em conjunto com as outras pequenas que pretendo mostrar para vocês, pode fazer sim muita diferença!

Dica 7: Use imagens .BMP como papél de parede da área de trabalho ao invés de JPEG: Esta também é uma dica do tempo do Windows 98 de meu pai ^^ Outra vez ele estava certo: Imagens em JPEG/JPG não tem seus pontos (sabe os pixels? Eles mesmos) muito bem definidos, com isso, toda vez que acontece algo novo na área de trabalho, como um ícone movido, ele tem que "mostrar" toda a imagem de novo, ocupando o processador com uma coisa boba destas. Já no .BMP os pontos já estão definidos no próprio arquivo, sendo assim, ele não ocupa o processador "desenhando" a imagem. ^^ Não é muito difícil alterar o nosso papél de parede para .BMP. Primeiro precisamos saber como alterar o papél de parede: Dê botão direito em um lugar vazio da área de trabalho, selecione "propriedades". Na janelinha que se abrir, selecione a aba "área de trabalho", e veja que imagens .BMP tem um ícone diferente das JPEG. Perceba que na .BMP ela mostra um pincélzinho, já na JPEG, ela mostra uma foto.

Nota: Mas opinando por usar uma foto com o formato .BMP, você percebe uma melhora no movimento do mouse e em operações na área de trabalho ^^ Mas têm um porém: Usando uma imagem .BMP, você é "forçado" a desativar o Active Desktop, que permite usarmos páginas da WEB, imagens JPEG e ícones com sombras. Se você ainda quer usar o .BMP, eu vou ensinar a desativar o Active Desktop mais para frente, e se você seguiu a dica "1" usando .BMP, desmarque a opção "usar sombra subjacentes [...]", pois ela não é necessário neste modo: Ela vai ser perdida!

Dica 8: Você realmente precisa de tantos enfeites no sistema? Novamente, o Windows XP não sabe realmente como gostariamos de ter nosso computador, e os efeitos que gostariamos de ter, por isso, ele botou como padrão termos mais alguns efeitinhos que não precisávamos ter. ^^ Mas vamos dar um jeitinho nisso:

Procure por um lugarzinho vazio na área de trabalho, dê botão direito, selecione "Propriedades". Na janelinha que se abrir, procure pela aba "aparência", e clique em "efeitos". Na janelinha que se abrir, mantenha marcado apenas duas opções:

- Usar este método para suavilizar as bordas das fontes de tela: Clear type. (Ela usa um pouquinho mais da placa de video, mas os ícones que você provavelmente removeu da área de trabalho vão render por ela. Ela é importante para nossa visão: Nosso olho descansa mais quando a usamos, pelo fato dela deixar as letras mais bonitas e leves também para o nosso olho) ^^

- Ocultar sublinhados para navegação do teclado até eu pressionar a tecla Alt. (Isso não vai mudar nada na performance, nada mesmo, mas é apenas para não mostrar letras com ‘_’ em baixo nas propriedades do computador, na barra de ferramentas, etc. sem pressionarmos alt antes)

Dica 9: Use uma resolução de video mais baixa: Nossos olhos agradescem, e a placa de video também, por que ela vai fazer menos trabalho duro para nos mostrar o que está na tela, melhorando a velocidade. Eu prefiro muito usar a resolução 800×600, pois considero-a ótima para mim. Mas se você não se sentir a vontade com ela, pode usar uma resolução maior, como 1024×768. Mas evite usar a resolução 1280×1024: Ela, além de fazer nossa placa de video trabalhar em dobro, é pésima para enchergarmos os ícones. Nossa visão e placa de video acabam sendo "injustiçadas" pela má escolha de resolução. ‘-’ Se você gostou da idéia, e deseja testar outra resolução um pouquinho mais baixa, faça o seguinte:

Dê botão direito em um lugarzinho vazio da área de trabalho, selecione "propriedades", procure pela aba "Configurações", e em resolução de tela, aumente ou diminua a gosto, e clique em "aplicar". Se gostar do que viu, clique na janelinha "OK" e prontinho! Mudamos a resolução de tela ^^

Mas caso não seja possível mover a barrinha, talvez você esteja usando um monitor CRT, que muitos antigos limitam a resolução 800×600, ou o driver de video não está instalado. Se for o segundo caso, não se preocupe, veremos isso mais tarde!

Dica 10: Mude a "Qualidade de cor" de 32 bits para 16bits (apenas para máquinas muito antigas): Muitas placas de video, até 1999, tinham certa dificuldade até mesmo para mostrar as cores em jogos 32 bits na época, mesmo com os jogos de 32 bit já estarem nas prateleiras neste ano, provando que elas foram feitas mesmo para pessoas que somente gostariam de usar o Word e internet, que não precisavam de uma qualidade de cor tão precisa. Estas mesmas placas continuam muitas vezes sendo usadas em novos sistemas, como a SiS 6326 ou da SiS64Trio, qual técnico de computadores nunca viu uma? Elas rodam muito bem o Windows XP, e eu mato a saudade jogando Resident Evil 1 na SiS 6326 em um AMD K-6 com 128MB de RAM que montei! ^^ Mesmo sendo uma ótima placa para tal sistema, não era lá aquela Brastemp: Ás vezes ela travava um pouquinho jogando Resident Evil 3. A Solução? Usar uma qualidade de cor mais baixa. Para fazer isso, dê botão direito na área de trabalho, selecione "propriedades", na aba configurações, procure por "Qualidade de cor", e mude-a para uma mais baixa! Só isso. ^^’ Se o seu computador for um pouquinho velho, perceberá uma grande diferença. Hoje em dia não se vale a pena mudar, pelos vários aplicativos que usam várias cores, acaba sendo uma escolha insensata usar uma qualidade de cor destas em um video-onboards da VIA.

Bem galera ai está algumas dicas de como deixar o seu computador um pouco mais rapido. Espero ter ajudado e comentem eu ficaria muito feliz.

Fonte:http://euqueroaprender.ismywebsite.com/tag/melhorar-desempenho-video-on-board/



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS